Tecnologia do Blogger.

Primeiro passo.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mês passado dei um primeiro passo num projeto pessoal que me interessa bastante: looping de voz. Faz um tempo que venho brincando com isso em casa mas nunca tinha feito ao vivo.

A idéia é simplesmente gravar minha voz várias vezes em sobreposição criando momentos musicais, quando canso dele apago tudo e começo outro. É algo que faço naturalmente improvisando, por enquanto não pensei em compor nada ou preparar algo de antemão, me sinto mais a vontade inventando na hora, mesmo porque ainda é algo totalmente experimental para mim.

É algo muito gostoso de fazer... por não haver quase nenhuma movimentação harmônica e por ser um diálogo meu comigo mesmo fica fácil criar esta textura com total liberdade. Uma vez pronta a textura base gosto de ficar improvisando melodias em cima.

A estréia foi no "Bazar Sarau Passa Lá em Casa" (http://bspassalaemcasa.zip.net), evento que a Miriam, minha mulher, organizou com 3 amigas, como elas são em 4 são as 4Four`migas...sério, é o nome do grupo delas. A Mi é a da direita.



Primeiro fiz uma horinha de violão e voz, que acabou sendo música ambiente, e depois comecei a brincar com os loopings, fiquei muito mais a vontade nesta hora, gosto muito da canção mas este tipo de proposta me possibilita uma liberdade vocal e criativa muito maior.

A reação do público foi interessante, apesar de não ser um show - as pessoas estavam ocupadas comprando ou conversando ou apenas passando pelo espaço onde eu estava - deu pra perceber o interesse e os vários comentários, pessoas observando e explicando a proposta à outros "ele tá fazendo a música na hora, vai gravando a voz uma em cima da outra" e tal. Pra uma primeira vez fiquei satisfeito com o resultado, agora é fazer e estudar mais e tentar apresentar pra outros públicos...

Gravei com meu laptop usando o "Sonar", o que me dava a possibilidade de em tempo real manipular os loops que queria ouvir ou não. Salvei alguns dos momentos que construí lá e juntei no arquivo anexo que vão ouvir a seguir.



Como resultado final é repetitivo mas quando fiz ao vivo não era porque a cada loop eu acrescentava coisas novas, o que parecia fazer com que as pessoas ouvissem o conjunto com outro ouvido, um ouvido cumulativo que ao final da criação reconhecia cada elemento da textura por te-lô ouvido no momento em que este foi acrescentado.

Depois que ficava pronto eu podia fazer várias coisas: improvisar em cima; manipular os elementos, mutando uns e deixando outros em evidência; excluir elemento por elemento e deixar só um sobre o qual eu construía outra textura ou simplesmente parar, apagar e começar outro.

Comentem!

Minaka  – (22 de setembro de 2009 às 00:47)  

Demais seu som, com certeza o evento teve um brilho a mais graças a vc, meu lindo!!!

Unknown  – (22 de setembro de 2009 às 09:36)  

imagino como tenha ficado na hora... com crtz super interessante...

mais um que gosto bastante!

Anônimo –   – (19 de outubro de 2009 às 14:24)  

Opa!

Experimento interessante, principalmente o trecho do "passa lá em casa".
Falando nisso, passa lá em casa pra tomar uma breja e fazer um som, man!

Abraços,

Denis

Anônimo –   – (23 de outubro de 2009 às 22:05)  

Valeu pelo post lá no blog!

Com certeza adicionou bastante ao conteúdo, e curti como você realmente captou o espírito da coisa.

Em relação ao seu experimento de layers e loops, man... sem palavras!

Olha, posso divulgar?

Vou divulgar pro pessoal dar uma ouvida.
Tenho certeza que muita gente vai gostar.

Um abraço!

Luiz –   – (9 de março de 2010 às 10:22)  

Fala Julius!

escreve mais aí pô!

abraço,

Luizão.

Postar um comentário

Diz Aí:

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP